ATELIÊ DE CRIAÇÃO – 3º ANO CIÊNCIAS
DA COMUNICAÇÃO
«PRIMEIRO
GENTE NÃO ESQUECE»
DISCENTE: Ariana Vaz - 6085
Magic Tavares -
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INTRODUÇÃO
Desenvolvemos
este trabalho com base na disciplina de Ateliê de Criação, que consiste em
analisar uma publicidade da marca Valisere, uma marca de lingerie e que surgiu
em 1913 na França e que hoje é conhecido internacionalmente.
«Primeiro gente nunca esquece» é o slogan da publicidade que conta
uma história de uma menina se torna uma mulher.
DESENVOLVIMENTO
Descrição da História (Imagens)
Analisando
a publicidade «Primeiro gente nunca esquece», deparamos com uma jovem insegura
que compara o seu peito/seios com as demais meninas que faziam o exercício, típico
das meninas bem inocentes na fase da adolescência. Num segundo momento, uma
pessoa, uma mulher provavelmente a mãe da menina do vídeo, coloca uma caixinha
rosa (prenda) em cima de uma cama, também rosa, o que indica que a quarto/cama seria
da menina, que apareceu no primeiro momento da publicidade.
No balneário a jovenzinha, continua se comparando com as
outras e num gesto tímido, ainda insegura, escondida no armário, ela despe
rapidamente como se estivesse escondendo algo, como se tivesse vergonha ou
sentisse diferente das outras. A menina que parecia tímida, chegara em seu
quarto, desta vez com uma expressão facial de tristeza, parecia estar zangada,
insatisfeita, inconformada como quem queria chorar. Abraçada ao travesseiro e
como num passe de mágica, sua expressão fora intrigante, curiosa ao ver a
caixinha rosa, que sua mãe deixara em cima da sua cama e acabou o suspense,
quando ela abriu a caixa e aí estava «o seu primeiro» sutiã e a cara da menina
era de espanto, surpresa, como se não acreditasse no que vera e num salto de
alegria e entusiasmo, ela correu enfrente do espelho e finalmente provou o seu
primeiro sutiã, dançando ficou ela admirando-se em frente ao espelho.
Caminhando pela rua, a jovem chama a atenção de um rapaz,
pois o sutiã tem esse efeito, de realçar o peito da mulher e com isso podemos
dizer que a menina percebeu de que se tornou uma mulher. A postura que a jovem
tinha era de alguém confiante, segura, bem diferente do comportamento/atitude
que inicialmente ela possuía no vídeo, antes de vestir o sutiã.
Trilha e Efeitos
Sonoros
Constatamos que o vídeo é mudo e toda
comunicação é feita por imagens, trilha de fundo e efeitos sonoros.
Na primeira cena, o vídeo contem a trilha de fundo e também o
som ambiente, que demonstra claramente que as meninas estavam a fazer exercício
físico e também um efeito sonoro que nos leva a fazer a leitura dos gestos que
a jovem fazia, ao comparar o seu peito com os das outras colegas. Na cena
seguinte utilizou-se o efeito passos de uma pessoa combinada com a imagem da
mãe da jovem que deixa a caixa em cima da cama, a trilha continua na terceira
cena acompanhada do som ambiente do vestuário.
No quarto da jovem, deparamos com o primeiro efeito com o
fecho da porta de maneira pouco educada, caminhando em direção a cama atira a
mochila para o chão, de seguida, em sima da cama, descalça os sapatos com os
pés. Numa combinação de gesto e efeito sonoros (que parecia um buzinar de
carro, chama atenção da menina) que avistou a caixa e a sua expressão era como
se ela perguntasse:
Do que se tratasse?
Quem o teria colocado ali?
Ao aproximar-se da caixa o efeito sonoro era de forma
contínuo, até o memento em que a jovem desembrulha/abre a caixa, a surpresa e
satisfação na sua cara era visível, pois, era o seu primeiro sutiã, um momento
único, parecia que a jovem teria parado no tempo, ao ver-se no espelho com o
sei primeiro Valisere. Ela dançava, se admirava, se tocava, se sentia e o som
que acompanhava as imagens nesse momento era com uma valsa (que traduzia a
felicidade, a leveza, um desejo realizado). Só no final do vídeo é que temos a
voz-off com o slogan «Primeiro Valisere a gente nunca esquece» e também o logo
do produto, nessa altura as imagens nos mostra uma jovem mulher auto-confiante.
Tipos de Planos
Os planos utilizados para conceção do
spot publicitário são igualmente importantes, pois também ajuda na leitura da
mensagem a transmitir. Nesse spot de Valisere podemos dizer que foram utilizados
diferentes tipos de planos que são eles:
Plano Grande, plano aproximado do peito e plano de detalhe, que
foram os mais utilizados, pois transmitiram os sentimentos da menina, expressão
facial (estranheza, surpresa, indiferente, alegria), expressão corporal e mais
detalhes quue ajudaram na compreensão do vídeo.
Plano de Conjunto também foi utilizado, que descreveu o lugar
onde a jovem se encontrava nos diferentes momentos do vídeo (no balneário, no
quarto, na rua).
Personagem/Identificação
público-alvo
A escolha da atriz e personagens foi feito
de acordo com o público-alvo, neste caso as adolescentes (meninas), que por sua
vez são inseguras, querem estar de igual com as outras adolescentes e isso faz
com que as adolescentes se identifiquem com as personagens do spot e
consequentemente com o produto e também todo o cenário utilizado para a
filmagem familiariza com a realidade das jovenzinhas.
Conclusão
Todo o spot
publicitário foi muito bem pensado e elaborado, apesar de ser um filme mudo,
todas as imagens, os sons, as personagens e cenários utilizados na edição e
montagem do vídeo, conseguiram transmitiram a mensagem do produto e isso fez
com que conseguissem o sucesso até então. O slogan «Primeiro Valisere a gente
nunca esquece», foi feito de uma forma, que as mulheres se identifiquem com o
produto, faz a mulher relembrar do primeiro beijo, primeiro namorado, todos os
momentos únicos e primeiros da sua vida.
Incumbido pela professora de Ateliê de Criação 1 Viviane Borges,
realizei este trabalho cujo objetivo é fazer uma campanha publicitária e para
tal foi necessário criar uma empresa fictícia, baptizada de «Sulada» (um pano
feito em Cabo Verde e que as mulheres usavam envolto na cintura). Escolhi esse
produto «Pano de Terra» porque hoje em dia, são as poucas pessoas que ainda
dedicam no tecer desses panos, que são verdadeiras obras de arte e também uma
herança cultural dos nossos ancestrais e que corre o risco de desaparecer.
O processo de feitura desses panos já não é o mesmo de
outrora, pois atualmente muitos tecelões não produzem as linhas com o algodão
de terra/nacional, mas sim produzem panos com linhas importadas.
EMPRESA
(fictícia): Sulada
PRODUTO/SERVIÇO:
Pano
de Terra
BRAINSTORMING:
Terra, cultura, Cabo Verde, pano, Santiago, tradição,
matéria-prima, cabo-verdiana, nosso povo, património material, herança, produtos,
confecionadas, 100% nacional, valoriza, raiz, marado, souvenir, prendas.
SLOGAN:
Sulada 100% di Terra
LOGOTIPO:
Tratando-se de um produto
nacional e tradicional, escolhi a cor de fundo do logotipo castanho
(simbolizando a terra), pois para obter pano de terra é preciso fazer linha
(que por sua vez é feita de algodão e que é colhido e tratado) e tinta (que é
feito com uma planta), dois produtos trabalhados manualmente e dois produtos
derivados da planta, de terra.
«Sulada»
está escrito a branco (simbolizando o puro, o natural) com bordas amarelo
(traduzindo energia, calor, pois a planta do algodão e da tinta precisam também
do sol para desenvolver). A letra «L»
é formada por duas folhas (brancas com bordas amarelas) que traduzem a
plantação, o que veio de terra e mesmo em baixo da marca está um retângulo
alaranjado que exprime a criatividade que o cabo-verdiano teve em fazer em
criar o pano de terra.
«100%
di Terra» é a frase que completa o logotipo, que está em crioulo
para a autoafirmação do produto como nacional.
Por último o tipo de letra
utilizada é o Colanna
MT,
que é um tipo de letra bem desenhado, simbolizando assim as linhas e o trabalho
dos tecelões Cabo-verdianos.
BANER:
Em semelhança ao logotipo
utilizei a cor castanha, amarelo e branco, pois são as cores da escolhida para
a marca «Sulada». O Slogan «Sulada 100% di terra» é a mensagem principal
ocupando assim o certo e a maior parte do banner, em cima do slogan está a
frase «sua loja de pano» e que repararem bem, a letra «O» tem um pano branco, fazendo uma ligação com «di Terra» e sendo assim transmite
ideia completa sem mesmo escrever a frase toda «Sua loja de Pano di Terra» e o por fim apresento o contacto da
empresa.
O tamanho do banner é de
650x78.
FOLHETO:
O folheto foi feito no
programa Illustrator CS3, formato A4 e dividido em três partes iguais:
A
primeira parte a esquerda contem o logotipo da empresa «Sulada» e informações
sobre a loja, produtos que oferece, uma imagem da matéria-prima (pano de terra)
e o contacto da empresa.
Fotografias
dos produtos a serem vendidos e também algumas informações sobre a presidente
da rede de lojas Sulada, constitui a segunda parte do folheto.
A
terceira e última parte do folheto contem o histórico da criação e evolução das
lojas Sulada.
OBS:
Na segunda
parte do folheto há um erro de escrita, queria escrever Sulada e não Sula.
Não pude corrigi-lo porque tinha perdido o trabalho feito
anteriormente e sendo assim voltei a fazer tudo de novo (pressionada) pelo fator
tempo não foi-me possível fazer a devida correção.
CARTAZ:
O título do cartaz (tamanho
A3) é naturalmente «Sulada», pois é o nome da empresa e por isso encontra-se
numa posição central e em baixo também no centro uma imagem de pano de terra. A
imagem e o título são os elementos mais importantes na transmissão da mensagem
por isso estão ao centro e as outras imagens no canto esquerdo do cartaz
(lenço, bolsa e saia) expõe os produtos feitos do pano de terra.
O contacto está no rodapé do
cartaz, pois é o ultimo a ser visto e anunciado e quanto ao slogan, este
encontra-se abaixo da imagem principal e com uma cor forte e meio ondulado,
chamando assim a atenção do público-alvo.
TEXTO
PUBLICITÁRIO (RÁDIO)
Os melhores souvenirs e prendas estão na Sulada, sua loja
de produtos e panos de terra, mais informações pelo 2602323 ou www.suladacv.cv
Sulada 100% di Terra
Spot
Radio (20 seg.)
2 seg. Trilha Off Sulada e trilha(fundo) 1 seg. Trilha
|---------------|--------------------------------------------------------------------
--|--------|
TEXTO
PUBLICITÁRIO (TELEVISÃO)
Sulada sua mais nova loja, onde podes encontrar produtos
como blusa, saia, lenço, carteiras e outros confecionadas com pano de terra.
Sulada 100% di Terra.
Spot
TV (20 seg.)
Obs:
devido
ao factor tempo também tão pude fazer filmagem, mas pude fazer um spot
televisão só com fotografias, textos, voz-off, trilha de fundo e efeitos de
imagem.
Proposto pela professora de Design Gráfica Deina Barros, fiz este mascote da RTC empresa onde trabalho.
Papagaio foi o animal escolhido, pois, quando pensamos no papagaio pensamos na capacidade, que este tem em imitar tudo o que vê e ouve, o animal ideal para representar uma empresa de comunicação.
MASCOTE - é o nome dado a um animal, pessoa ou objecto animado para representar uma marca, empresa ou evento, utilizo numa campanha publicitária.
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Mascote da RTC |
Publicidade IUP (Atelier de Publicidade)
V1(Ariana Vaz) – Oh comadre há quanto tempo? De onde é que vens?
V2 - (Edinho Silva) Pois é fui pagar o IUP. A comadre já pagou o IUP?
V3 – (Ariana Vaz) Pagar o que? Nem IAP nem IUP, estou farta de pagar impostos.
V4 – (Ariana Vaz) Oh comadre o imposto único sobre patrimonio é a garantia de uma cidade mais urbanizada, mais segura e mais sustentavel. E se pagar agora pode benificiar de 50% de descontos.
Slogan – (Romina Andrade) IUP para uma cidade mais desenvolvida….
By Edinho Silva, Ariana Vaz, Romina Andrade ...
Spot Publicitário - Alunos de Ciências da Comunicação/Publicidade
Atelier de Publicidade 3
Universidade Unipiaget cabo Verde
Docente: Mario Almeid DISCENTE:
ADÉRITO MOREIRA
AMÍLCAR FURTADO
ARIANA VAZ
EDINHO SILVA
IDALJEIZA GANÇALVES
JANILSON TAVARES
LENICIA FONSECA
MAGIC TAVARES
NEIDA FORTES
ROMINA ANDRADE
Produto: Refrigerante Cabo-verdiano
Marca: Xalalá
PRODUTOR EXECUTIVO: Romina Andrade
REALIZADORA: Nany (Ariana) Vaz
OPERADOR DE CÂMARA: Edinho Silva
AJUDANTE DE CÂMARA: Adérito Moreira
ANOTADORA: NeidaFortes
GUIONISTA: Amílcar
Furtado
EDITOR/MONTADOR DE IMAGENS: Magic Tavares
EDITOR DE EFEITOS AUDIOVISUAIS: Magic Tavares e Ariana Vaz
DIRECTOR DE ARTE/CENEGRAFISTA: Lenicia Fonseca
ACTORES:
Aluno: JanilsonTavares
Professora:
Idaljeiza Gonçalves
FIGURANTES:
Alunos
do CCO/Jornalismo.
FOTOFRAFIAS:
AmílcarFurtado
LOGOTIPO/RÓTULO:
Magic
Tavares
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LOGOTIPO XALALÁ |
Ariana Maria Ramos Vaz
Ciências da Comunicação – 3º Ano
Unipiaget Cabo Verde
O desenvolvimento implica mudanças e adaptação a
novos paradigmas e assim sendo, o publicitário hoje tem que funcionar de acordo
com as novas tendências comunicacionais, neste caso em conformidade com o mundo
virtual, o ciberespaço.
Falando do ciberespaço
e publicidade automaticamente, falamos de interatividade, um conceito que está
associado às novas Mídias de comunicação, uma troca de informação entre o
consumidor e as publicitações feitas online, pois, atualmente o consumidor não
é mais passivo, que apenas recebe as informações, mas sim interage, observa e
analisa os produtos e serviços oferecidos, por isso, o publicitário de hoje tem
que ser mais ousado, criativo, inovador o suficiente para persuadir, conquistar
e aproximar do seu público-alvo e do consumidor.
Publicitar online é
muito mais vantajoso se comparar com outros meios de difusão da mesma, porque
permiti conquistar novos consumidores não só localmente, mas também globalmente
e expandir o nome da marca e serviço publicitado e ainda podemos ver imagens,
sons, textos, fotografias e ainda opinar sobre um determinado assunto.
Obs: Documentação de apoio - Hotsites: a utilização da interatividade na Publicidade On Line
Obs: Documentação de apoio - Hotsites: a utilização da interatividade na Publicidade On Line
Dissertação sobre a Interactividade na Publicidade
Digital
Docente: Orlando Tavares
Ariana Maria Ramos Vaz
Ciências da Comunicação/Publicidade
O
advento das NTICS (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação), permitiu uma
reformatação na forma de fazer e vender a Publicidade e consequentemente na interactividade do homem com essas novas ferramentas comunicacionais.
Para
falarmos das NTICS e seu impacto na publicidade hoje, teremos que fazer uma retrospectiva da história e cultura do homem e também da evolução da
comunicação. O homem é um ser comunicativo por natureza, não vive só, é um ser
social e isso fez com que ao longo dos tempos procurasse aperfeiçoar a forma de
comunicar uns com os outros, conforme as dificuldades e necessidades. Assim
também podemos dizer que o homem é um ser cultural, graças a comunicação, que
inicialmente era através de desenhos nas pedras e rochedos, mais tarde através
de escrituras, desenhos e obras de arte, que permitiu-nos conhecer e
imortalizar a vivências e memória dos povos, de acordo com o local e época que viveram
e conforme rastos que foram deixando.
De
pedra à barro e de barro ao papel, o objectivo era sempre transmitir ideias,
mensagens, para o maior número possível de pessoas, o que fez com que o homem
ambicionasse ter meios técnicos e tecnológicos para facilitar essa divulgação
da mensagem não só na quantidade, mas também na qualidade. Graças a esse espírito inovador, hoje temos as mídias digitais, que nos possibilitam estar
conectados, ligados em redes num mundo virtual e instantâneo, permitindo que
sejamos emissor e receptor ao mesmo tempo, numa troca de informação,
conhecimento, cultura, experiência e quebrando o conceito de barreiras e dando-nos
a possibilidade de produzir mensagens, conteúdos e partilha-las com todos que estiverem
no ciberespaço. Tudo isso exige que um publicitário seja mais criativo,
inovador e capaz de vender o seu produto e serviço, adaptando-se as exigências que
esse espaço e público requer, pois, o público-alvo é receptor e emissor, podendo
interferir na construção da mensagem.
Obs: Documento de suporte estudo feito por Mónica Franchi Carniello - professora e Assistente do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté.
Obs: Documento de suporte estudo feito por Mónica Franchi Carniello - professora e Assistente do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté.
TEXTO Publicitário uma criação de Nany Vaz e Edinho Silva
Uma publicidade de uma empresa fictícia Physic All, um ginasio e o publico-alvo da publicidade é o idoso.
Idoso
(dialogo entre avo e Neta)
Avo:
Ai hoji nka manxi ku korpo sabi ui uiui (efeito di osso a destorcer)
Neta:
Vovo sta mesti lebou pa phisic all pa bu fika en forma sima mi.
Voz
off:
Physic All bu ginasio ku ekipamento moderno de qualidade undi bu ta fazi
alongamento natason yoga y exersisio ku akompanhmentu y konsedjus alimentaris
di nutrisionista.
Solgan:
Physic All ta pensa na bu saudi.
No ambito ta disciplina Publicidade Online, nos foi incumbidos de realizar um trabalho sobre a Internet e seus impactos na sociedade.
Telejornal CCO é um trabalho conjunto dos alunos do 3º Ano de Publicidade na Unipiaget.
Cartaz Publicitário - CEUTA empresa fictícia de construção.
Criação Publicitária - logotipo de uma empresa de construção.
Nany Vaz - 2012
UNIPIAGET – CABO VERDE
3º ANO CCO - 2013/2014
________________________________________________________________________DOCENTE: Orlando Tavares
DISCENTE: Ariana Vaz – 6085
TEMA:
DO IMPRESSO À CIBERPUBLICIDADE: OS
PERCURSOS DO LEITOR NO ADVENTO DO PÓS-HUMANO
Antes de fazer uma resenha do trabalho «Do Impresso
à Ciberpublicidade: os percursos do leitor no advento do pós-humano» da autoria
de Ivandilson Costa, teria que definir o conceito «Ciberpublicidade» e
«Pós-humano», para nos ajudar a compreender melhor o trabalho a tese defendida
pelo autor.
Ciberpublicidade
é a publicidade no espaço Cyber, ou seja, é uma comunicação persuasiva no
espaço virtual, na Internet, pois, com o desenvolvimento das novas tecnologias
de informação e comunicação publicitar no espaço Cyber é tão importante quanto,
publicitar no mundo real.
Quanto ao
termo Pós-Humano, é o mundo dos computadores, das tecnologias que o homem vive
hoje, se interagindo, relacionando virtualmente, através desse meio sem afecto, sem
calor humano, onde tudo se faz e desfaz com apenas um clique.
A necessidade que o homem tem em descobrir e experimentar
coisas novas, fez com que tenhamos sempre uma descoberta, uma novidade. A
internet, redes de computadores, o conectar com o mundo em um clique, fez com
que os profissionais da publicidade criassem uma nova forma de comunicar com o
seu público, vender os seus produtos, imagens e serviços.
Esse mundo irreal acasala numa perfeita harmonia com
a criatividade e imaginação do criador (publicitário), pois, na verdade o
trabalho deste, é jogar com a emoção do seu público afim de faze-lo aderir a
sua oferta. Actualmente com as ferramentas disponíveis, o profissional da publicidade
tem que saber usá-las, de uma forma directa como se estivesse em frente ao seu
público, transferindo para o virtual todo calor, cor e emoção da vida real,
através de textos publicitários trabalhados detalhadamente para o público
virtual.
Nany Vaz, Praia 21 de Março de 2014.
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