ESTUDOS UNIPIAGET




ATELIÊ DE CRIAÇÃO – 3º ANO CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO



«PRIMEIRO GENTE NÃO ESQUECE»



                                                                DOCENETE: Viviane Nascimento

DISCENTE: Ariana Vaz - 6085
        Magic Tavares - 5777



INTRODUÇÃO
            Desenvolvemos este trabalho com base na disciplina de Ateliê de Criação, que consiste em analisar uma publicidade da marca Valisere, uma marca de lingerie e que surgiu em 1913 na França e que hoje é conhecido internacionalmente.
«Primeiro gente nunca esquece» é o slogan da publicidade que conta uma história de uma menina se torna uma mulher.





DESENVOLVIMENTO

Descrição da História (Imagens)
             Analisando a publicidade «Primeiro gente nunca esquece», deparamos com uma jovem insegura que compara o seu peito/seios com as demais meninas que faziam o exercício, típico das meninas bem inocentes na fase da adolescência. Num segundo momento, uma pessoa, uma mulher provavelmente a mãe da menina do vídeo, coloca uma caixinha rosa (prenda) em cima de uma cama, também rosa, o que indica que a quarto/cama seria da menina, que apareceu no primeiro momento da publicidade.
No balneário a jovenzinha, continua se comparando com as outras e num gesto tímido, ainda insegura, escondida no armário, ela despe rapidamente como se estivesse escondendo algo, como se tivesse vergonha ou sentisse diferente das outras. A menina que parecia tímida, chegara em seu quarto, desta vez com uma expressão facial de tristeza, parecia estar zangada, insatisfeita, inconformada como quem queria chorar. Abraçada ao travesseiro e como num passe de mágica, sua expressão fora intrigante, curiosa ao ver a caixinha rosa, que sua mãe deixara em cima da sua cama e acabou o suspense, quando ela abriu a caixa e aí estava «o seu primeiro» sutiã e a cara da menina era de espanto, surpresa, como se não acreditasse no que vera e num salto de alegria e entusiasmo, ela correu enfrente do espelho e finalmente provou o seu primeiro sutiã, dançando ficou ela admirando-se em frente ao espelho.
Caminhando pela rua, a jovem chama a atenção de um rapaz, pois o sutiã tem esse efeito, de realçar o peito da mulher e com isso podemos dizer que a menina percebeu de que se tornou uma mulher. A postura que a jovem tinha era de alguém confiante, segura, bem diferente do comportamento/atitude que inicialmente ela possuía no vídeo, antes de vestir o sutiã.
Trilha e Efeitos Sonoros
Constatamos que o vídeo é mudo e toda comunicação é feita por imagens, trilha de fundo e efeitos sonoros.
Na primeira cena, o vídeo contem a trilha de fundo e também o som ambiente, que demonstra claramente que as meninas estavam a fazer exercício físico e também um efeito sonoro que nos leva a fazer a leitura dos gestos que a jovem fazia, ao comparar o seu peito com os das outras colegas. Na cena seguinte utilizou-se o efeito passos de uma pessoa combinada com a imagem da mãe da jovem que deixa a caixa em cima da cama, a trilha continua na terceira cena acompanhada do som ambiente do vestuário.
No quarto da jovem, deparamos com o primeiro efeito com o fecho da porta de maneira pouco educada, caminhando em direção a cama atira a mochila para o chão, de seguida, em sima da cama, descalça os sapatos com os pés. Numa combinação de gesto e efeito sonoros (que parecia um buzinar de carro, chama atenção da menina) que avistou a caixa e a sua expressão era como se ela perguntasse:
Do que se tratasse?
Quem o teria colocado ali?
Ao aproximar-se da caixa o efeito sonoro era de forma contínuo, até o memento em que a jovem desembrulha/abre a caixa, a surpresa e satisfação na sua cara era visível, pois, era o seu primeiro sutiã, um momento único, parecia que a jovem teria parado no tempo, ao ver-se no espelho com o sei primeiro Valisere. Ela dançava, se admirava, se tocava, se sentia e o som que acompanhava as imagens nesse momento era com uma valsa (que traduzia a felicidade, a leveza, um desejo realizado). Só no final do vídeo é que temos a voz-off com o slogan «Primeiro Valisere a gente nunca esquece» e também o logo do produto, nessa altura as imagens nos mostra uma jovem mulher auto-confiante.

Tipos de Planos
Os planos utilizados para conceção do spot publicitário são igualmente importantes, pois também ajuda na leitura da mensagem a transmitir. Nesse spot de Valisere podemos dizer que foram utilizados diferentes tipos de planos que são eles:
Plano Grande, plano aproximado do peito e plano de detalhe, que foram os mais utilizados, pois transmitiram os sentimentos da menina, expressão facial (estranheza, surpresa, indiferente, alegria), expressão corporal e mais detalhes quue ajudaram na compreensão do vídeo.
Plano de Conjunto também foi utilizado, que descreveu o lugar onde a jovem se encontrava nos diferentes momentos do vídeo (no balneário, no quarto, na rua).

Personagem/Identificação público-alvo
            A escolha da atriz e personagens foi feito de acordo com o público-alvo, neste caso as adolescentes (meninas), que por sua vez são inseguras, querem estar de igual com as outras adolescentes e isso faz com que as adolescentes se identifiquem com as personagens do spot e consequentemente com o produto e também todo o cenário utilizado para a filmagem familiariza com a realidade das jovenzinhas.

  Conclusão
            Todo o spot publicitário foi muito bem pensado e elaborado, apesar de ser um filme mudo, todas as imagens, os sons, as personagens e cenários utilizados na edição e montagem do vídeo, conseguiram transmitiram a mensagem do produto e isso fez com que conseguissem o sucesso até então. O slogan «Primeiro Valisere a gente nunca esquece», foi feito de uma forma, que as mulheres se identifiquem com o produto, faz a mulher relembrar do primeiro beijo, primeiro namorado, todos os momentos únicos e primeiros da sua vida.  





Incumbido pela professora de Ateliê de Criação 1 Viviane Borges, realizei este trabalho cujo objetivo é fazer uma campanha publicitária e para tal foi necessário criar uma empresa fictícia, baptizada de «Sulada» (um pano feito em Cabo Verde e que as mulheres usavam envolto na cintura). Escolhi esse produto «Pano de Terra» porque hoje em dia, são as poucas pessoas que ainda dedicam no tecer desses panos, que são verdadeiras obras de arte e também uma herança cultural dos nossos ancestrais e que corre o risco de desaparecer.
O processo de feitura desses panos já não é o mesmo de outrora, pois atualmente muitos tecelões não produzem as linhas com o algodão de terra/nacional, mas sim produzem panos com linhas importadas.

EMPRESA (fictícia): Sulada
PRODUTO/SERVIÇO: Pano de Terra

BRAINSTORMING:
Terra, cultura, Cabo Verde, pano, Santiago, tradição, matéria-prima, cabo-verdiana, nosso povo, património material, herança, produtos, confecionadas, 100% nacional, valoriza, raiz, marado, souvenir, prendas.


SLOGAN: Sulada 100% di Terra
 


LOGOTIPO:


Tratando-se de um produto nacional e tradicional, escolhi a cor de fundo do logotipo castanho (simbolizando a terra), pois para obter pano de terra é preciso fazer linha (que por sua vez é feita de algodão e que é colhido e tratado) e tinta (que é feito com uma planta), dois produtos trabalhados manualmente e dois produtos derivados da planta, de terra.
«Sulada» está escrito a branco (simbolizando o puro, o natural) com bordas amarelo (traduzindo energia, calor, pois a planta do algodão e da tinta precisam também do sol para desenvolver). A letra «L» é formada por duas folhas (brancas com bordas amarelas) que traduzem a plantação, o que veio de terra e mesmo em baixo da marca está um retângulo alaranjado que exprime a criatividade que o cabo-verdiano teve em fazer em criar o pano de terra.
«100% di Terra» é a frase que completa o logotipo, que está em crioulo para a autoafirmação do produto como nacional.


Por último o tipo de letra utilizada é o Colanna MT, que é um tipo de letra bem desenhado, simbolizando assim as linhas e o trabalho dos tecelões Cabo-verdianos.


BANER:

 


Em semelhança ao logotipo utilizei a cor castanha, amarelo e branco, pois são as cores da escolhida para a marca «Sulada». O Slogan «Sulada 100% di terra» é a mensagem principal ocupando assim o certo e a maior parte do banner, em cima do slogan está a frase «sua loja de pano» e que repararem bem, a letra «O» tem um pano branco, fazendo uma ligação com «di Terra» e sendo assim transmite ideia completa sem mesmo escrever a frase toda «Sua loja de Pano di Terra» e o por fim apresento o contacto da empresa.
O tamanho do banner é de 650x78.



FOLHETO:



O folheto foi feito no programa Illustrator CS3, formato A4 e dividido em três partes iguais:
  A primeira parte a esquerda contem o logotipo da empresa «Sulada» e informações sobre a loja, produtos que oferece, uma imagem da matéria-prima (pano de terra) e o contacto da empresa.

  Fotografias dos produtos a serem vendidos e também algumas informações sobre a presidente da rede de lojas Sulada, constitui a segunda parte do folheto.

  A terceira e última parte do folheto contem o histórico da criação e evolução das lojas Sulada.



OBS:
         Na segunda parte do folheto há um erro de escrita, queria escrever Sulada e não Sula.



Não pude corrigi-lo porque tinha perdido o trabalho feito anteriormente e sendo assim voltei a fazer tudo de novo (pressionada) pelo fator tempo não foi-me possível fazer a devida correção.



CARTAZ:



O título do cartaz (tamanho A3) é naturalmente «Sulada», pois é o nome da empresa e por isso encontra-se numa posição central e em baixo também no centro uma imagem de pano de terra. A imagem e o título são os elementos mais importantes na transmissão da mensagem por isso estão ao centro e as outras imagens no canto esquerdo do cartaz (lenço, bolsa e saia) expõe os produtos feitos do pano de terra.
O contacto está no rodapé do cartaz, pois é o ultimo a ser visto e anunciado e quanto ao slogan, este encontra-se abaixo da imagem principal e com uma cor forte e meio ondulado, chamando assim a atenção do público-alvo.


TEXTO PUBLICITÁRIO (RÁDIO)


Os melhores souvenirs e prendas estão na Sulada, sua loja de produtos e panos de terra, mais informações pelo 2602323 ou www.suladacv.cv  

Sulada 100% di Terra
  
 
Spot Radio (20 seg.)
      2 seg. Trilha                    Off Sulada e trilha(fundo)                      1 seg. Trilha
      |---------------|-------------------------------------------------------------------- --|--------|




TEXTO PUBLICITÁRIO (TELEVISÃO)
 

 Sulada sua mais nova loja, onde podes encontrar produtos como blusa, saia, lenço, carteiras e outros confecionadas com pano de terra. 
Saiba mais pelo 2602323, ainda www.suladacv.cv 

Sulada 100% di Terra.




Spot TV (20 seg.)
Obs: devido ao factor tempo também tão pude fazer filmagem, mas pude fazer um spot televisão só com fotografias, textos, voz-off, trilha de fundo e efeitos de imagem.
 






Proposto pela professora de Design Gráfica Deina Barros, fiz este mascote da RTC empresa onde trabalho. 
Papagaio foi o animal escolhido, pois, quando pensamos no papagaio pensamos na capacidade, que este tem em imitar tudo o que vê e ouve, o animal ideal para representar uma empresa de comunicação.

MASCOTE - é o nome dado a um animal, pessoa ou objecto animado para representar uma marca, empresa ou evento, utilizo numa campanha publicitária.
Mascote da RTC

Publicidade IUP (Atelier de Publicidade)
V1(Ariana Vaz) – Oh comadre há quanto tempo? De onde é que vens?

V2 - (Edinho Silva) Pois é fui pagar o IUP. A comadre já pagou o IUP?

V3 – (Ariana Vaz) Pagar o que?  Nem IAP nem IUP, estou farta de pagar impostos.

V4 – 
(Ariana Vaz) Oh comadre o imposto único sobre patrimonio é a garantia de uma cidade mais urbanizada, mais segura  e mais sustentavel. E se pagar agora pode benificiar  de 50% de descontos.

Slogan – (Romina Andrade) IUP para uma cidade mais desenvolvida….

By Edinho Silva, Ariana Vaz, Romina Andrade ... 



Spot Publicitário - Alunos de Ciências da Comunicação/Publicidade
                              
Atelier de Publicidade 3
Universidade Unipiaget cabo Verde

Docente: Mario Almeid                                                                                DISCENTE:
                                                                                                                     ADÉRITO MOREIRA 
AMÍLCAR FURTADO
ARIANA VAZ
EDINHO SILVA 
IDALJEIZA GANÇALVES
JANILSON TAVARES 
LENICIA FONSECA 
MAGIC TAVARES
NEIDA FORTES 
ROMINA ANDRADE








Produto: Refrigerante Cabo-verdiano
Marca: Xalalá

PRODUTOR EXECUTIVO: Romina Andrade
REALIZADORA: Nany (Ariana) Vaz
OPERADOR DE CÂMARA: Edinho Silva
AJUDANTE DE CÂMARA: Adérito Moreira                                 
ANOTADORA: NeidaFortes
GUIONISTA: Amílcar Furtado
EDITOR/MONTADOR DE IMAGENS: Magic Tavares
EDITOR DE EFEITOS AUDIOVISUAIS: Magic Tavares e Ariana Vaz
DIRECTOR DE ARTE/CENEGRAFISTA: Lenicia Fonseca
ACTORES:
Professora: Idaljeiza Gonçalves
FIGURANTES: Alunos do CCO/Jornalismo.
FOTOFRAFIAS: AmílcarFurtado

LOGOTIPO/RÓTULO: Magic Tavares

LOGOTIPO XALALÁ



RÓTULO:
PRODUTO FINAL: 




Dissertação sobre A Interatividade na Publicidade


Docente: Orlando Tavares
Ariana Maria Ramos Vaz
Ciências da Comunicação – 3º Ano
Unipiaget Cabo Verde

            O desenvolvimento implica mudanças e adaptação a novos paradigmas e assim sendo, o publicitário hoje tem que funcionar de acordo com as novas tendências comunicacionais, neste caso em conformidade com o mundo virtual, o ciberespaço.
Falando do ciberespaço e publicidade automaticamente, falamos de interatividade, um conceito que está associado às novas Mídias de comunicação, uma troca de informação entre o consumidor e as publicitações feitas online, pois, atualmente o consumidor não é mais passivo, que apenas recebe as informações, mas sim interage, observa e analisa os produtos e serviços oferecidos, por isso, o publicitário de hoje tem que ser mais ousado, criativo, inovador o suficiente para persuadir, conquistar e aproximar do seu público-alvo e do consumidor.
Publicitar online é muito mais vantajoso se comparar com outros meios de difusão da mesma, porque permiti conquistar novos consumidores não só localmente, mas também globalmente e expandir o nome da marca e serviço publicitado e ainda podemos ver imagens, sons, textos, fotografias e ainda opinar sobre um determinado assunto.

Obs: Documentação de apoio - Hotsites: a utilização da interatividade na Publicidade On Line




Dissertação sobre a Interactividade na Publicidade Digital 

 Docente: Orlando Tavares


Ariana Maria Ramos Vaz
Ciências da Comunicação/Publicidade


O advento das NTICS (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação), permitiu uma reformatação na forma de fazer e vender a Publicidade e consequentemente na interactividade do homem com essas novas ferramentas comunicacionais.
Para falarmos das NTICS e seu impacto na publicidade hoje, teremos que fazer uma retrospectiva da história e cultura do homem e também da evolução da comunicação. O homem é um ser comunicativo por natureza, não vive só, é um ser social e isso fez com que ao longo dos tempos procurasse aperfeiçoar a forma de comunicar uns com os outros, conforme as dificuldades e necessidades. Assim também podemos dizer que o homem é um ser cultural, graças a comunicação, que inicialmente era através de desenhos nas pedras e rochedos, mais tarde através de escrituras, desenhos e obras de arte, que permitiu-nos conhecer e imortalizar a vivências e memória dos povos, de acordo com o local e época que viveram e conforme rastos que foram deixando.
De pedra à barro e de barro ao papel, o objectivo era sempre transmitir ideias, mensagens, para o maior número possível de pessoas, o que fez com que o homem ambicionasse ter meios técnicos e tecnológicos para facilitar essa divulgação da mensagem não só na quantidade, mas também na qualidade. Graças a esse espírito inovador, hoje temos as mídias digitais, que nos possibilitam estar conectados, ligados em redes num mundo virtual e instantâneo, permitindo que sejamos emissor e receptor ao mesmo tempo, numa troca de informação, conhecimento, cultura, experiência e quebrando o conceito de barreiras e dando-nos a possibilidade de produzir mensagens, conteúdos e partilha-las com todos que estiverem no ciberespaço. Tudo isso exige que um publicitário seja mais criativo, inovador e capaz de vender o seu produto e serviço, adaptando-se as exigências que esse espaço e público requer, pois, o público-alvo é receptor e emissor, podendo interferir na construção da mensagem. 

Obs: Documento de suporte estudo feito por Mónica Franchi Carniello - professora e Assistente do Departamento  de Comunicação Social da Universidade de Taubaté.





TEXTO Publicitário uma criação de Nany Vaz e Edinho Silva

Uma publicidade de uma empresa fictícia Physic All, um ginasio e o publico-alvo da publicidade é o idoso.


Idoso (dialogo entre avo e Neta)

Avo: Ai hoji nka manxi ku korpo sabi ui uiui (efeito di osso a destorcer)
Neta: Vovo sta mesti lebou pa phisic all pa bu fika en forma sima mi.
Voz off: Physic All bu ginasio ku ekipamento moderno de qualidade undi bu ta fazi alongamento natason yoga y exersisio ku akompanhmentu y konsedjus alimentaris di nutrisionista.

Solgan: Physic All ta pensa na bu saudi.




No ambito ta disciplina Publicidade Online, nos foi incumbidos de realizar um trabalho sobre a Internet e seus impactos na sociedade. 
Telejornal CCO é um trabalho conjunto dos alunos do 3º Ano de Publicidade na Unipiaget.



Cartaz Publicitário - CEUTA empresa fictícia de construção.




Criação Publicitária - logotipo de uma empresa de construção.




                                                               Nany Vaz - 2012






UNIPIAGET – CABO VERDE
3º ANO CCO - 2013/2014
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   DOCENTE: Orlando Tavares
                                             
                                                                                     DISCENTE: Ariana Vaz – 6085

TEMA: DO IMPRESSO À CIBERPUBLICIDADE: OS PERCURSOS DO LEITOR NO ADVENTO DO PÓS-HUMANO

Antes de fazer uma resenha do trabalho «Do Impresso à Ciberpublicidade: os percursos do leitor no advento do pós-humano» da autoria de Ivandilson Costa, teria que definir o conceito «Ciberpublicidade» e «Pós-humano», para nos ajudar a compreender melhor o trabalho a tese defendida pelo autor.
Ciberpublicidade é a publicidade no espaço Cyber, ou seja, é uma comunicação persuasiva no espaço virtual, na Internet, pois, com o desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação publicitar no espaço Cyber é tão importante quanto, publicitar no mundo real.
Quanto ao termo Pós-Humano, é o mundo dos computadores, das tecnologias que o homem vive hoje, se interagindo, relacionando virtualmente, através desse meio sem afecto, sem calor humano, onde tudo se faz e desfaz com apenas um clique.
A necessidade que o homem tem em descobrir e experimentar coisas novas, fez com que tenhamos sempre uma descoberta, uma novidade. A internet, redes de computadores, o conectar com o mundo em um clique, fez com que os profissionais da publicidade criassem uma nova forma de comunicar com o seu público, vender os seus produtos, imagens e serviços.


Esse mundo irreal acasala numa perfeita harmonia com a criatividade e imaginação do criador (publicitário), pois, na verdade o trabalho deste, é jogar com a emoção do seu público afim de faze-lo aderir a sua oferta. Actualmente com as ferramentas disponíveis, o profissional da publicidade tem que saber usá-las, de uma forma directa como se estivesse em frente ao seu público, transferindo para o virtual todo calor, cor e emoção da vida real, através de textos publicitários trabalhados detalhadamente para o público virtual.

Nany Vaz, Praia 21 de Março de 2014.

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Nany Vaz

Nany Vaz

Cantora, Animadora / Locutora / Técnica Operadora de som na Rádio e Publicitária